5º ANO
I- PORTUGUÊS
OBJETIVO GERAL:
O aluno deverá ser capaz de: desenvolver sua capacidade de ler, compreender, escrever e pensar de modo consciente, utilizar a linguagem verbal e não verbal, compreender os textos orais e escritos, conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português falado, usar os conhecimentos adquiridos para aprimorar o uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Reconhecer os diferentes gêneros textuais a partir da organização do texto;
• Desenvolver a competência lingüística, de modo a formar bons leitores e produtores de textos (orais e escritos), considerando o contexto de comunicação.
• Fazer uso de diferentes tipos de registros adequando-os às circunstâncias do cotidiano.
• Conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas, apresentadas na Língua Portuguesa.
• Valorizar a leitura como fonte de acesso e informação, levando à compreensão dos mais variados tipos de textos.
• Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, identificando os aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, textos, resumos, etc.
• Desenvolver o hábito da leitura e da escrita;
• Despertar o prazer pela leitura e pela produção de textos de diferentes gêneros;
• Conhecer as etapas numa produção textual, observando a estrutura dos parágrafos e a continuidade do pensamento para tornar o texto mais claro;
• Ordenar palavras em ordem alfabética;
• Conhecer e fazer uso dos sinais gráficos que se encontram presentes na língua escrita: vírgula, ponto, dois pontos, etc.
• Fazer uso das regras gramaticais na escrita de palavras e textos.
• Ordenar palavras em ordem alfabética;
• Conhecer e fazer uso dos sinais gráficos que se encontram presentes na língua escrita: vírgula, ponto, dois pontos, etc.
• Fazer uso das regras gramaticais na escrita de palavras e textos.
• Conhecer os vários sentidos que uma mesma palavra tem no texto.
• Classificar as palavras quanto à tonicidade em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
•Acentuar adequadamente palavras de uso corrente que têm acento gráfico.
• Identificar o artigo definido e indefinido em um texto.
• Identificar o artigo definido e indefinido em um texto.
• Estabelecer relações de concordância do adjetivo e do artigo com o substantivo a que se referem.
• Identificar advérbio como palavras invariáveis que modificam o sentido do verbo, do adjetivo e até de outro advérbio.
• Identificar o papel do advérbio em diferentes gêneros textuais (os contos, as fábulas, as histórias em quadrinhos, as notícias, etc.)
• Identificar e aplicar os pronomes dos casos reto, oblíquo e de tratamento em textos (leitura e produção).
• Diferenciar e classificar os pronomes dos casos reto, oblíquo e de tratamento.
• Identificar verbo em texto.
• Localizar, nos tempos presente, pretérito e futuro, o fato expresso pelo verbo.
• Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras).
• Consultar o dicionário, com autonomia, para resolver dúvidas de grafia.
• Consultar o dicionário para resolver dúvidas de grafia das palavras.
CONTEÚDOS:
• Gêneros textuais: poemas, músicas, texto narrativo, entrevista, lendas, textos informativos, instrucional, literatura de cordel, fábulas e textos teatrais.
• Antônimos.
• Rimas.
• Ordem alfabética.
• Frase.
• Revisão de texto.
• Linguagem coloquial e formal.
• Figuras de linguagem: onomatopéia.
• Sílaba tônica: classificação e acentuação.
• Sufixo e prefixo.
• Sentido próprio e figurado.
• Pontuação.
• Artigo.
• Pronomes.
• Advérbio.
• Adjetivo e locução adjetiva.
• Verbos e tempos verbais.
• Significado de palavras.
• Ortografia: sons do X, som nasal (ao, am, na), uso dos porquês, ul/ao/AM, há/a, mas/mais, s/z.
II- MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar ao aluno a ampliação das aprendizagens sobre número e numeração, operações fundamentais com todas as suas particularidades, números racionais nas formas de fração, decimal e porcentagem, desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de pensar e de encontrar soluções, bem como a interpretação de tabelas e gráficos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Compreender os significados operatórios da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
• Realizar mentalmente o cálculo das adições, subtrações, multiplicações e divisões.
• Calcular com números naturais adições e subtrações, multiplicações e divisões.
• Fazer cálculos utilizando a calculadora.
• Interpretar e resolver situações-problema usando as operações fundamentais.
• Utilizar cédulas e moedas nacionais em situações do cotidiano.
• Interpretar e resolver situações-problema envolvendo valores monetários, usando as operações fundamentais.
• Ler e representar frações.
• Reconhecer o uso de frações no cotidiano.
• Efetuar cálculos de frações.
• Representar frações com material concreto
• Identificar frações e suas representações (gráficas e escritas): fração do inteiro e fração de quantidades.
• Reconhecer fração maior e fração menor que o inteiro.
• Identificar os sólidos geométricos, figuras planas, linhas e ângulos.
• Interpretar e resolver problemas envolvendo números fracionários.
• Identificar diferentes unidades de medidas: de comprimento, de temperatura, de volume, de massa e de capacidade.
• Ler, interpretar e resolver situações-problema envolvendo as unidades de medidas.
• Ler, interpretar e extrair dados de gráficos.
• Coletar e registrar informações em tabelas e gráficos.
CONTEÚDOS:
• Sistema de numeração decimal: ordens e classes.
• As quatro operações.
• Situações problemas.
• Números racionais: fração, decimal e porcentagem.
• Geometria: sólidos geométricos, figuras planas, linhas e ângulos.
• Expressões numéricas.
• Sistema monetário brasileiro.
• Grandezas e medidas: de comprimento, de temperatura, de volume, de massa e de capacidade.
• Tabelas e gráficos.
• Algarismo Romano.
III- CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL:
Compreender que a natureza é um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive, estabelecer semelhanças e diferenças entre os seres vivos além de ressaltar as origens dos alimentos e sua importância para a saúde.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Identificar as partes do corpo humano e suas funções.
• Explicar as funções dos músculos e dos ossos.
• Reconhecer os órgãos envolvidos nos movimentos.
• Localizar músculos e ossos mais comuns.
• Justificar a importância dos músculos.
• Sensibilizar-se com o problema da fome no Brasil.
• Explicar a importância de uma alimentação de qualidade.
• Identificar os diferentes tipos de alimentos, citando suas funções.
• Explicar o que é uma refeição balanceada, exemplificando.
• Relacionar calorias e obesidade.
• Relacionar a alimentação rica em vitaminas a uma horta e um pomar.
• Citar doenças causadas pela falta de vitaminas.
• Organizar cardápios balanceados e saudáveis para sua família.
• Reconhecer que os alimentos são a forma de se obter energia e outros componentes que regulam o crescimento e o funcionamento de todo o organismo.
• Explicar o que é digestão.
• Apontar o trajeto do alimento no tubo digestivo.
• Justificar a importância da respiração para o ser vivo.
• Associar o aumento de movimentos respiratórios e batimentos cardíacos com o aumento de intensidade da atividade física.
• Explicar como se dá a circulação do sangue.
• Localizar os órgãos dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório em representações gráficas.
• Associar o processo de circulação com o transporte e distribuição de materiais pelo corpo.
• Relacionar a nutrição, os processos de quebras de alimentos, absorção e transporte de nutrientes pelo sangue a todas as partes do corpo.
• Relacionar a semelhança dos pais com os filhos.
• Associar a atividade sexual à reprodução humana.
• Identificar diferenças externas do corpo humano infantil ou adulto, feminino ou masculino.
• Associar o amadurecimento dos órgãos genitais à capacidade de reprodutiva.
• Relacionar mudanças externas do corpo da mulher na gestação.
• Explicar o que são Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
• Reconhecer que a atividade sexual é a forma de contágio de DST, especificamente a AIDS.
• Preparar uma campanha contra DST e gravidez na adolescência.
CONTEÚDOS:
• As partes do corpo humano e suas funções.
• Funções e importância da pele, músculos e ossos.
• Qualidade da alimentação e sua importância.
• As vitaminas.
• Pirâmide alimentar.
• Tipos de alimentos: energéticos, reguladores e construtores.
• Sistema digestório, respiratório e circulatório: funções e órgãos.
• Sistema reprodutor: órgãos e funções.
• Gravidez na adolescência.
• DST e AIDS.
IV- HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar condições que leve o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico, além de possibilitar ao aluno, por meio do estudo da História, sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Conhecer como os índios brasileiros ocuparam o território.
• Saber como foi a chegada dos portugueses ao Brasil e como ocuparam o território.
• Conhecer sobre a importância das Grandes Navegações.
• Compreender como os africanos contribuíram para a ocupação do território brasileiro.
• Valorizar o trabalho feito pelos africanos e seus descendentes no Brasil.
• Diferenciar o que é uma propriedade urbana de uma propriedade rural.
• Identificar os principais produtos agrícolas do Brasil.
• Conceituar migração e imigração.
• Compreender os motivos dos movimentos migratórios no mundo.
• Explicar os deslocamentos dos brasileiros dentro de nosso território.
• Identificar algumas contribuições dos imigrantes para o campo do Brasil.
• Conhecer a organização político-administrativa no Período Colonial, Imperial e Republicano.
• Conhecer a história das três capitais do Brasil.
• Compreender alguns motivos para a transferência de uma capital para a outra.
• Conhecer o modo de viver em cada capital, num determinado tempo histórico.
• Identificar algumas relações de sua comunidade com as capitais, em cada tempo histórico.
• Conhecer os personagens históricos e sua importância para a história.
• Relacionar os personagens históricos aos diferentes movimentos sociais.
• Valorizar a luta por melhores condições de vida no campo.
• Compreender a importância dos movimentos populares no campo.
• Reconhecer-se cidadão com direitos e deveres.
• Conhecer o Pacto do Milênio e a nossa cidadania planetária.
CONTEÚDOS:
• Os primeiros povoadores do Brasil.
• As grandes navegações.
• A trajetória dos negros africanos para o Brasil.
• Os principais produtos agrícolas do Brasil.
• Migração e imigração: conceito e principais motivos.
• Períodos históricos: Colonial, Imperial e Republicano.
• As capitais do Brasil e suas histórias.
• Personagens históricos e diferentes movimentos sociais: Zumbi dos Palmares – formação dos Quilombos, Tiradentes – Conjuração Mineira, Lampião – O Cangaço, Antônio Conselheiro – A Guerra de Canudos, Operários – Greve Geral, libertação dos escravos, Voto feminino.
• Governar: uma conquista.
• Cidadania.
• Lutas da gente do campo.
• Cidadania planetária.
V- GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL:
Ao longo do ano, o aluno deverá: desenvolver a capacidade de expressar-se de forma crítica diante dos problemas sociais, conhecer o meio social em que vive possibilitando-o a descobrir a existência de realidades diferentes, entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu município, do seu estado e do país como resultante de um longo processo de transformação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Reconhecer a formação do território brasileiro.
• Ler mapas e retirar deles informações.
• Ler o globo terrestre.
• Explicar a transposição, para o mapa, dos elementos globais.
• Compreender a representação das dimensões globais no globo terrestre e nos mapas.
• Reconhecer paisagens naturais do Brasil.
• Reconhecer motivos para se fazer a proteção ao meio ambiente.
Perceber a necessidade da preservação da natureza na localidade da moradia.
• Identificar os biomas brasileiros e os que são patrimônios da humanidade.
• Descrever características das diferentes regiões bióticas brasileiras.
• Comparar informações do mapa-múndi e do mapa do Brasil – Clima.
• Constatar sobre o processo de urbanização do espaço.
• Descrever características da paisagem urbana brasileira.
• Identificar a atual divisão regional do Brasil.
• Localizar as regiões brasileiras e as múltiplas dinâmicas existentes entre elas.
• Avaliar semelhanças e diferenças existentes entre as regiões brasileiras: formas de trabalho, de produção, percepção do espaço e das paisagens, os modos de viver e de ser das populações.
• Analisar elementos cartográficos.
• Entender como é o mundo, como se organiza e como se transforma permanentemente.
• Reconhecer as potencialidades do local e as possibilidades de projetar para além essas possibilidades.
• Perceber como novas tecnologias revolucionam a comunicação.
• Identificar como a comunidade local se comunica com o mundo.
• Reconhecer como os transportes ligam o Brasil ao mundo.
• Compreender como os transportes ligam o Brasil ao mundo.
• Interpretar informações do globo terrestre, do mapa-múndi e de outros mapas, demonstrando habilidades de leitura cartográfica.
• Fazer leitura de coordenadas geográficas.
• Representar um espaço através de maquete e mapa.
CONTEÚDOS:
• A construção do território Brasileiro.
• Paisagens brasileiras: relevo, vegetação e hidrografia.
• Biomas brasileiros: Amazônico, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Marinho ou Zona Costeira, Pampa.
• Climas: Equatorial, Tropical, Tropical úmido, Subtropical, Semi-árido.
• Paralelos e Meridianos.
• A vida na cidade e paisagem urbana.
• Economia do município.
• Organização dos espaços urbanos.
• As grandes Regiões Brasileiras: Norte, Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Sudeste.
• o Brasil no mundo.
• Tecnologia e comunicação.
• A tecnologia transforma os transportes e a paisagem.
• Globo Terrestre e Planisfério.
• Os continentes.
• América do Sul – divisão política.
• Representação de um espaço: maquete, mapa e croqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário