ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS NOGUEIRA - SÍTIO SUSSUARANA - MOSSORÓ
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ VICENTE FILHO - POVOADO DO FREIRE - AREIA BRANCA






domingo, 29 de maio de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O 4º ANO - PROGRAMA ESCOLA ATIVA

4º ANO

I- PORTUGUÊS
OBJETIVO GERAL:
            Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Ler com autonomia textos de variados tipos e gêneros.
• Reproduzir, com adequação, o conteúdo de textos lidos, de tipos e assuntos variados.
• Manifestar opiniões e experiências, oralmente e por escrito, com clareza e adequação.
• Identificar acontecimentos da história separando-os em introdução, desenvolvimento e conclusão.
• Desenvolver habilidades e estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação de conteúdo implícito, comparação, inferência, análise, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, relação entre forma e conteúdo.
• Identificar os personagens dos livros literários lidos, descrevendo as características dos personagens.
• Perceber que os sentidos das palavras nos textos dependem dos contextos.
• Consultar o dicionário para resolver dúvidas de significado das palavras.
• Manifestar opiniões e experiências, desenvolvendo habilidades de expressão e de argumentação oral.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
• Utilizar, em diferentes contextos, adequadamente, letras maiúsculas e minúsculas.
• Produzir e reproduzir textos orais (individual e coletivamente), observando a ordem cronológica dos fatos e o assunto tratado.
• Pontuar adequadamente os textos.
• Usar com adequação os dois-pontos e o travessão no discurso direto.
• Utilizar parágrafos diferentes para idéias diferentes no texto.
• Consultar o dicionário para resolver dúvidas de grafia das palavras.
• Identificar substantivo em texto.
• Classificar o substantivo em comum ou próprio.
• Identificar palavras que caracterizam o substantivo e atribuir a elas o nome de adjetivo.
• Identificar diferentes palavras que substituem outras no contexto.
• Flexionar o substantivo e o adjetivo quanto ao grau (diminutivo e aumentativo) quando se fizer necessário.
• Identificar verbo em texto.
• Localizar, nos tempos presente, pretérito (perfeito) e futuro (do presente), o fato expresso pelo verbo.
• Identificar a pessoa e o tempo do verbo.
• Usar com adequação a modalidade formal da língua.
• Escrever com preocupação ortográfica.

CONTEÚDOS:
• Gêneros textuais: Carta, música, informativos, lendas, parlendas, textos instrucionais, poemas, adivinhações, contos, fábulas, artigo de opinião.
• Pontuação.
• Parágrafo.
• Letra maiúscula.
• Prefixo e sufixo.
• Substantivo: comum e próprio.
• Revisão de texto.
• Adjetivo.
• Locução adjetiva.
• Ordem alfabética.
• Antropomofismo.
• Linguagem figurada.
• Verbos e tempos verbais.
• Uso do dicionário.
• Significado de palavras.
• Silaba tônica.
• Acentuação.
• Separação silábica.
• Ortografia: Som do X e som nasal, U/L, uso dos porquês, UL/AO/AM, HÁ/A, mas/mais, S/Z.


II- MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL:
            Levar o aluno a adquirir habilidades de calcular, classificar, ordenar, comparar, interpretar, medir, construir e consultar tabelas ou gráficos, fazer com que ele empregue e desenvolva a capacidade de pensar e agir de forma crítica e consciente visando a melhoria de suas condições de vida.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a classe dos milhares.
• Identificar o antecessor e o sucessor de um número.
• Compor e decompor números.
• Identificar, na leitura dos numerais, os algarismos e o valor indicado pela posição ocupada por eles na escrita.
• Compreender os significados operatórios da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
• Calcular mentalmente com números naturais – adições, subtrações e multiplicações.
• Realizar mentalmente o cálculo das multiplicações básicas (tabuada).
• Calcular com números naturais – adições e subtrações, multiplicações e divisões
• Interpretar situações que podem ser resolvidas pela soma de parcelas iguais ou por multiplicação.
• Interpretar e resolver situações-problemas usando as operações fundamentais.
• Identificar sólidos geométricos a partir da observação de sua forma.
• Identificar semelhanças e diferenças entre os principais sólidos geométricos.
• Discriminar, compor e decompor formas geométricas.
• Reconhecer as formas planas mais comuns (quadrados, retângulos, triângulos, etc.).
• Perceber as propriedades características do cubo, das pirâmides, dos cilindros, do cone e da esfera.
• Apropriar-se da idéia de fração.
• Lês e representar fração por meio de desenhos e símbolos.
• Relacionar fração e divisão.
• Ler, interpretar e extrair dados de gráficos de barras e de tabelas.
• Coletar e registrar informações.
• Elaborar e completar tabelas e gráficos.
• Construir tabelas com base em dados de pesquisas simples e construir gráficos de barras com base em tabelas.
• Elaborar estratégias de resolução de situações problemas.
• Identificar diferentes unidades de medida de tempo usadas no cotidiano.
• Efetuar a leitura de horas exatas em relógio analógicos e digitais.
• Reconhecer e utilizar o metro como unidade padrão para comprimento.
• Fazer estimativas de comprimento e conferi-las por meio da régua.
• Conhecer e usar instrumentos de medida de massa.
• Identificar e usar o quilograma.
• Reconhecer e utilizar medidas de capacidade: litro e mililitro.

CONTEÚDOS:
• Funções do número: contar, identificar, organizar, ordenar.
• Sistema de numeração decimal: ordens e classes.
• Composição e decomposição.
• Sequência numérica.
• Sucessor e antecessor.
• Valor relativo e absoluto.
• Arredondamento de números.
• Usos dos sinais < (menor que) e > (maior que).
• Conceito de adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Adição e subtração: nomes dos termos, operações inversas, resolução de problemas.
• Figuras tridimensionais; cubo, bloco retangular, cone, pirâmide, cilindro, esfera.
• Terminologia: sólidos geométricos, arestas, face, base, superfície arredondada e plana.
• Planificação do cubo e do paralelepípedo.
• Figuras bidimensionais: quadrado, retângulo, paralelogramo, triângulo, círculo.
• Classificação de figuras de 4 lados (quadriláteros).
• Multiplicação (fatos fundamentais, nome do resultado).
• Divisão.
• Resolução de problemas envolvendo multiplicação e divisão.
• Inteiros e frações: idéia de fração, representação por meio de desenhos e símbolos, leitura.
• Fração e divisão.
• Tabelas e gráficos.
• Grandezas e medidas: de comprimento, de massa, de capacidade, de tempo.

III- CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL:
            Proporcionar situações de aprendizagem em que seja possível formar conceitos básicos que auxiliem o conhecimento do meio ambiente, levar o aluno a conhecer o seu corpo e a estabelecer uma relação de integração com o ambiente, conscientizar o aluno sobre a importância da natureza e da preservação como garantia de vida das gerações futuras e levar o aluno a perceber a importância da higiene, da saúde e da alimentação adequada.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Reconhecer a importância de se buscar uma melhoria da qualidade de vida.
• Citar problemas ambientais urgentes e emergentes.
• Explicar o que é meio ambiente.
• Conceituar ecologia e ecossistema.
• Identificar a diversidade de seres da terra.
• Conscientizar-se da importância de se proteger a Terra.
• Identificar os problemas causados ao meio ambiente pela evolução da indústria e tecnologia.
• Explicar a relação entre os seres vivos na cadeia alimentar.
• Identificar a transferência de energia entre os seres vivos.
• Explicar a diferença entre fotossíntese e respiração.
• Reconhecer a importância das plantas para a vida.
• Explicar como preservar o equilíbrio ambiental.
• Valorizar a importância da água para os seres vivos.
• Identificar a quantidade de água do planeta Terra.
• Conhecer a quantidade de água potável da Terra.
• Explicar o ciclo da água na natureza.
• Cuidar da água como um bem coletivo que todos devem preservar.
• Conscientizar-se que o lixo é mais um problema que o ser humano vem causando ao planeta.
•Associar o correto destino do lixo com a manutenção da saúde  e prevenção de doenças.
• Diminuir o lixo que é produzido na escola e em sua casa.
• Explicar que o lixo precisa ser reduzido, reciclado e reutilizado.
• Contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida do planeta.

CONTEÚDOS:
• Busca de uma melhor qualidade de vida.
• Problemas ambientais: causados pela indústria e tecnologia.
• Meio ambiente: fatores bióticos (componentes vivos) e abióticos (componentes não vivos).
• Conceito de ecologia e ecossistema.
• Diversidade de seres vivos na terra.
• A importância de se proteger a terra.
• Relações entre os seres vivos na cadeia alimentar.
• Transferências de energia entre os seres vivos.
• Diferença entre fotossíntese e respiração
• A importância das plantas para a vida.
• Preservação do equilíbrio ambiental.
• A importância da água para os seres vivos.
• A quantidade de água do Planeta Terra.
• A quantidade e água potável na Terá.
• O ciclo da água.
• Estados físicos da água.
• Os cuidados com a água.
• A produção de lixo.
• O destino correto do lixo para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
• Os animais que vivem no lixo (filme: Rua das Florestas).
• Os três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

IV- HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL:
            Permitir ao aluno condições para rever pré-conceitos elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercer sua cidadania, expor idéias e pensamentos e situar-se em relação ao tempo histórico.
                       
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Conhecer histórias de alguns marcadores de tempo antigos e atuais.
• Distinguir e usar diferentes documentos históricos.
• Ouvir e contar histórias da gente do campo.
• Entender a agricultura familiar como uma boa solução para a produção de alimentos
• Historiar o ir i vir das pessoas do campo.
• Refletir sobre os motivos que levam as pessoas a saírem do campo para a cidade.
• Montar uma exposição de documentos e histórias da gente do campo.
• Perceber a pré-história como o período em que as pessoas ainda não haviam inventado a escrita.
• Conhecer a história e a forma de vida dos primeiros povoadores do Brasil e do seu estado.
• Conhecer a história da origem dos municípios.
• Conhecer a origem e a história do seu município.
• Identificar a origem das famílias do seu município.
• Reunir fotos e documentos da história do seu município.
• Identificar pistas da história na cidade e no campo de seu município.
• Construir a história do seu município.
• Conhecer sobre a importância das Grandes Navegações.
• Perceber como se deu a escravidão africana no Brasil e no seu estado.
• Reconhecer a presença dos elementos culturais de portugueses, indígenas e africanos No Brasil e no seu estado.
• Identificar as mudanças ocorridas com a chegada dos veículos de comunicação e transportes no seu município.
• Diferenciar povoados, vilas e cidades.
• Conhecer a origem das cidades.
• Saber sobre algumas cidades antigas.
• Saber a história do comércio e do dinheiro.
• Compreender e valorizar a vida em comunidade.
• Diferenciar povoados, vilas e cidades.
• Valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades.
• Conhecer a história de outras atividades econômicas nas cidades.
• Valorizar e respeitar o pensamento, o jeito de viver e as crenças de cada pessoa.

CONTEÚDOS:
• Tempos históricos: passado e presente.
• Documentos históricos.
• Leitura de imagens históricas.
• História do homem do campo.
• Êxodo rural.
• Pré-história.
• Os primeiros povoadores: índios Tapuias e Potiguares.
• História de Mossoró.
• As grandes navegações.
• A história dos negros no Brasil.
• Relação entre passado e presente.
• Veículos de comunicação e transporte.
• Povoados, vilas e cidades do Brasil.
• A vida nas cidades.
• O comércio e a cidade.
• A vida em comunidade nas cidades e no campo.
• Convivendo com as diferenças nas cidades.

V- GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL:
            Levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, além de observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Formar a noção de pertencimento a um lugar, a uma região, a um país.
• Compreender os conceitos de naturalidade e nacionalidade.
• Fazer leitura de elementos cartográficos.
• Identificar os limites do município definidos pelos municípios com os quais faz divisa.
• Perceber a composição territorial do estado pela presença territorial dos seus municípios.
• Realizar leituras de paisagens (elementos naturais e construções da sociedade.
• Identificar as diferentes formas do relevo brasileiro.
• Perceber a influência do clima nas mudanças de rotina das pessoas.
• Compreender como é formada a população brasileira.
• Identificar a diversidade da população brasileira.
• Diferenciar modos de viver no campo e na cidade.
• Conhecer movimentos de migração no Brasil.
• Reconhecer como o trabalho extrativista gera modos diferenciados de viver no campo.
• Identificar outras formas de trabalhar no campo: agricultura, pecuária, produção familiar.
• Valorizar a aprendizagem como forma de melhorar a produção do campo.
• Reconhecer que em cada lugar há diferentes formas de lazer.
• Identificar formas de lazer na comunidade local.
• Descrever como vivem as populações nas cidades.
• Identificar como está organizado o espaço da cidade.
• Estabelecer comparações entre a vida na cidade e no campo.
• Reconhecer a importância das relações campo-cidade e cidade-campo.
• Perceber a necessidade de superar as distâncias através dos meios de comunicação.
• Identificar recursos de comunicação utilizados na comunidade local.
• Compreender a relação entre os meios de transportes e as vias de transportes disponíveis na localidade.
• Representar o município em mapa.
 
CONTEÚDOS:
• Paisagens urbanas e rurais.
• Mapa do Brasil e suas siglas.
• A rosa dos ventos e as localizações.
• A localização do município no estado.
• Paisagens naturais e artificiais.
• As formas de relevo.
• Clima.
• A formação da população brasileira.
• Mapa: densidade geográfica.
• Motivos migratórios.
• Modos de viver no campo e na cidade.
• A zona rural.
• As atividades do campo: extrativismo, agricultura, pecuária e agricultura familiar.
• O trabalho no campo.
• O lazer do homem no campo.
• Cidade: sede do município.
• A vida na cidade.
• Sinais de trânsito.
• Relações entre o campo e a cidade.
• Paisagens no campo e na cidade.
• Meios de comunicação.
• Interligando o município: transportes e vias.
• O mapa do município.
• Limites territoriais.
• Elementos cartográficos.

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