ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS NOGUEIRA - SÍTIO SUSSUARANA - MOSSORÓ
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ VICENTE FILHO - POVOADO DO FREIRE - AREIA BRANCA






domingo, 29 de maio de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O 3º ANO - PROGRAMA ESCOLA ATIVA

3º ANO

I- PORTUGUÊS
OBJETIVO GERAL:
            Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de dominar a leitura fazendo a devida pontuação e interpretação, criar frases, pequenos textos e composições ilustradas, observando a convenção da Língua Portuguesa.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Saber o nome das letras.
• Identificar os gêneros textuais que escrevemos com letra cursiva.
• Conhecer gêneros textuais que são organizados em ordem alfabética.
• Entender a disposição gráfica de diversos tipos de texto.
• Diferenciar os tipos de alfabeto (imprensa e cursivo, maiúsculo e minúsculo).
• Desenvolver uma aprendizagem significativa.
• Criar intimidade com as letras.
• Trocar experiências e informações entre os colegas.
• Perceber a função social da certidão de nascimento e a importância da mesma na vida do cidadão.
• Conhecer diversos gêneros textuais.
• Compreender e interpretar textos.
• Conhecer dados da sua certidão de nascimento.
• Produzir escrita cursiva.
• Conhecer a existência do sobrenome e de onde eles vieram.
• Reconhecer as letras que compõe os nomes através da leitura e observação.
• Organizar escrita em ordem alfabética.
• Perceber que pessoas diferentes podem ter sobrenomes iguais, podendo ser parentes ou não.
• Desenvolver a oralidade.
• Perceber que o desenho é uma forma de representação e de comunicação.
• Inferir, a partir de título e das ilustrações, sobre o que a história vai contar.
• Responder questões sobre os textos estudados.
• Identificar os personagens que participam da história lida.
• Trabalhar com códigos.
• Juntar sílabas para formar palavras.
• Recontar a história oralmente antes de iniciar a escrita.
• Fazer a leitura de imagens.
• Realizar leitura individual e silenciosa.
• Compreender o sentido do texto.
• Relacionar os adjetivos aos personagens correspondentes.
• Fazer uso de adjetivos ao produzir textos.
• Ler ilustrações a fim e enumerar a sequência correta dos acontecimentos.
• Compreender textos através das imagens.
• Organizar palavras dando-lhes uma ordem e um sentido na escrita de frases.
• Encontrar palavras em meio a letras embaralhadas.
• Localizar informações no texto.
• Descrever características dos personagens.
• Identificar palavras que começam com a mesma sílaba.
• Relatar experiências e conhecer sobre o tema abordado.
• Realizar antecipações sobre o texto que será lido.
• Registrar as suas observações.
• Perceber situações em que o plural é empregado.
• Criar frases que obtenham criatividade e bastante informação.
• Revisar textos focando na apropriação do sistema de escrita e na estrutura e organização do texto.
• Explorar os elementos que dão informações sobre o texto: ilustração, título e estrutura do gênero.
• Reconstruir o texto seguindo a sua sequência lógica.
• Tomar consciência de que as palavras são compostas de unidades menores, que são as sílabas.

CONTEÚDOS:
• Gêneros textuais: lista, poema, texto instrucional, certidão de nascimento, caça-palavras, cruzadinha, contos, texto informativo, fábula, provérbio, entrevistas, adivinhas, curiosidades, mapas, lendas, parlendas, quadrinhas, bilhetes, convite, receita e panfletos.
• Ordem alfabética.
• Alfabeto cursivo e de imprensa.
• Letras maiúsculas e minúsculas.
• Nome e sobrenome.
• Interpretação de textos.
• Formação de palavras a partir de sílabas.
• Lista.
• Rima.
• Sequência dos acontecimentos de um texto.
• Parágrafos.
• Completar lacunas.
• Adjetivo.
• Frases.
• Palavras que começam com a mesma sílaba.
• Singular e plural.
• Estrutura e organização de um texto.
• Divisão silábica.
• Ortografia: uso do S ou C com som de S; S e SS entre vogais; grafia e fonética do R e RR, R no final de sílabas.

II- MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL:
            Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de dominar o sistema de numeração, utilizando o quadro posicional; diferenciar número e numeral, realizar as quatro operações e aplicá-las na resolução de problemas, assim como demonstrar através de atividades práticas as noções adquiridas sobre geometria e sistema monetário brasileiro.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Contar oralmente números de dois e três algarismos (de um em um, de dez em dez, de cem em cem).
• Compreender os conceitos de unidade, dezena e centena.
• Ler e escrever números de dois e três algarismos.
• Compor e decompor números.
• Compreender a sequência numérica identificando os números sucessores e antecessores.
• Interpretar e escrever números em uma reta.
• Identificar os fatos fundamentais da adição e da subtração.
• Desenvolver a capacidade de multiplicar por 2 e por 3 usando o sinal de x(vezes).
• Resolver divisões por 2 e por 3 usando o sinal : (dividido por).
• Resolver adições e subtrações de números de dois e três algarismos sem reserva e sem reagrupamento.
• Solucionar problemas envolvendo as operações matemáticas.
• Compreender que a adição é o inverso da subtração, bem como a multiplicação é o inverso da adição.
• Identificar as formas geométricas tridimensionais: cubo, bloco retangular, cilindro, cone, pirâmide e esfera.
• Denominar e descrever figuras geométricas de algumas propriedades, como superfície plana, arredondada, pontas (vértices), lados (faces).
• Medir com unidades não padronizadas e o metro.
• Ler horas em relógio de ponteiro e digital.
• Associar as atividades diárias a determinados horários.
• Identificar as medidas de massa e capacidade: quilo e litro.
• Construir, ler e interpretar tabelas simples e gráficos de colunas.

CONTEÚDOS:
• Calendário: mês, ano, semestre, dia e semana.
• Números ordinais.
• Números até 100 (leitura, escrita, composição da dezena, antecessor e sucessor).
• Números pares e ímpares.
• Ordem crescente e decrescente.
• Sistema Monetário Brasileiro.
• Problemas envolvendo dinheiro.
• Adição e subtração (fatos e termos).
• Situação problema envolvendo dezena.
• Operações inversas.
• Problemas envolvendo adição e subtração.
• Formas geométricas tridimensionais (cubo, bloco retangular, cilindro, cone, pirâmide e esfera).
• Conceito de centena.
• Uso de notas de 1, 10 e 100 reais para representar números.
• Unidades padronizadas de medidas: metro, quilo, hora.
• Multiplicação e divisão por dois e três (fatos fundamentais).
• Dobro e metade.
• Tabelas e gráficos.

III- CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL:
            Desenvolver no aluno a capacidade de pensar e agir de forma consciente visando a melhoria das condições de vida e da comunidade; despertar no aluno o espírito científico através da observação de fenômenos na natureza, pesquisas, experiências e interpretação de fatos científicos; ampliar a visão do mundo através da compreensão e interpretação da realidade.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Compreender o que é saúde.
• Cuidar de sua saúde e preservá-la.
• Citar os males do fumo, do álcool e das drogas.
• Combater os vícios do fumo, do álcool e das drogas.
• Evitar as verminoses.
• Explicar como a verminose é transmitida.
• Valorizar a vacinação, buscando evitar doenças.
• Citar algumas plantas medicinais, explicando seu valor.
• Valorizar a alimentação para ter saúde.
• Valorizar o aleitamento materno.
• Explicar a importância de uma alimentação variada.
• Identificar a origem dos alimentos.
• Reconhecer o valor nutritivo das carnes brancas.
• Reconhecer a melhor época para de plantar.
• Relacionar as estações do ano com os alimentos que devem ser ingeridos.
• Cuidar do corpo, com higiene, para preservar a saúde.
• Reconhecer a importância da escovação para a saúde bucal.
• Evitar problemas de diarréia e desidratação.
• Explicar os cuidados com a alimentação para conservar a saúde.
• Conhecer os direitos garantidos relacionados a manutenção e preservação da saúde.

CONTEÚDOS:
• O que é saúde.
• Cuidados com a saúde.
• Vermes e parasitas.
• A saúde é problema de todos.
• Vacinação e sua importância.
• A Dengue.
• Programa de Saúde da Família – PSF.
• Alimentação e saúde.
• Origem dos alimentos.
• Valor nutritivo da carne branca.
• Melhor época para se plantar.
• Os alimentos e as estações do ano.
• Higiene e saúde.
• Alimentos e cuidados higiênicos.

IV- HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL:
            Desenvolver no aluno a capacidade de pensar, agir e descobrir de forma consciente a melhoria da sociedade; proporcionar ao aluno condições necessárias para aquisição de conhecimentos que o levem a compreender o mundo e a sociedade em que vivem.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Saber usar calendários e interpretar os tempos escolares.
• Conhecer a história das escolas.
• Saber outros jeitos de aprender além da escola.
• Construir e registrar a história da sua escola.
• Comparar a escola de outros tempos com a escola de hoje.
• Conhecer sobre escolas em outras culturas.
•Aprender a usar calendários.
• Reconhecer o nosso jeito de morar no campo.
• Conhecer a história dos alimentos.
• Compreender as histórias das festas, danças, contos, etc.
• Reconhecer o valor do trabalho.
• Conhecer a história do trabalho dos caçadores coletores, dos agricultores, dos criadores de animais, dos extrativistas e dos artesãos.

CONTEÚDOS:
• Calendário e tempos escolares.
• A vida na escola.
• Histórias das escolas.
• A história da minha escola.
• As crianças e o direito de aprender.
• História do campo no Brasil.
• Os alimentos e suas histórias.
• Danças, contos e festas no campo.
• O valor do trabalho.
• Histórias dos caçadores e coletores.
• Agricultura e pecuária.
• Trabalho do extrativista.
• Artesanato da sua região.

V- GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL:
            Levar o aluno a compreender de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva, como também conhecer e saber utilizar o conhecimento geográfico.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Identificar a metodologia proposta nos cadernos de ensino-aprendizagem.
• Familiarizar-se com o conceito de símbolo.
• Identificar a escola que frequenta.
• Identificar símbolos de trânsito.
• Comparar escolas em diferentes lugares e em diferentes tempos.
• Identificar características que dão identidade a escola na qual estuda.
• Reconhecer os cuidados que devemos ter com o ambiente da escola.
• Identificar finalidades e usos do Cantinho de Aprendizagem em sua escola.
• Criar processos para controle e manutenção dos materiais pedagógicos do Cantinho de Aprendizagem.
• Identificar a comunicação da escola com a comunidade.
• Identificar como a comunidade participa do trabalho desenvolvido na escola.
• Conhecer e explicar o calendário da escola do campo.
• Valorizar a presença do colegiado estudantil na Escola Ativa.
• Identificar normas para criar o colegiado estudantil.
• Descrever o funcionamento do colegiado estudantil.
• Observar, descrever e representar o lugar por onde você transita de casa até a escola.
• Identificar as formas de relevo da sua localidade.
• Identificar os aspectos da natureza e as construções da sociedade no lugar onde você mora.
• Desenvolver a habilidade de localizar-se e de localizar elementos próximos no ambiente.
• Perceber a extensão e os limites ao redor da escola.
• Indicar as direções norte, leste, sul e oeste, em relação a sua escola.
• Representar, através de mapa e maquete o ambiente em que a escola está inserida.
• Conhecer os modos de viver das comunidades.
• Analisar as relações sociais de trabalho.
• Compreender as relações da sociedade com a natureza.
• Identificar a organização do espaço na localidade em que vive.
• Cultivar procedimentos de respeito à natureza e conhecimentos sobre a sua sustentabilidade.
• Apresentar idéias para a solução de problemas de agressão ao meio ambiente.
• Analisar paisagens construídas em diferentes lugares.
• Valorizar o cuidado e a preservação da natureza.
• Usar a linguagem cartográfica para representar espaços.

CONTEÚDOS:
• Programa Escola Ativa.
• Representação através de símbolos.
• Sinais de trânsito.
• As escolas são diferentes.
• Os Cantinhos de Aprendizagem: finalidade e usos.
• A escola e a comunidade.
• O colegiado estudantil.
• O caminho da casa para a escola.
• As formas de relevo da sua localidade.
• Paisagem natural e artificial.
• A vizinhança da escola.
• Representando a escola e seus arredores.
• Comunidades em todo o Brasil.
• As relações de trabalho nas comunidades: agricultura, pecuária, extrativismo, prestação de serviços, comércio e indústria.
• Transformações da paisagem local.
• A organização do espaço.
• Cuidando do meio ambiente.
• Paisagens construídas em lugares diferentes.
• Linguagem cartográfica.
• Representando a localidade.

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