ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS NOGUEIRA - SÍTIO SUSSUARANA - MOSSORÓ
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ VICENTE FILHO - POVOADO DO FREIRE - AREIA BRANCA






sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O 1º ANO - PROGRAMA ESCOLA ATIVA

1º ANO

I- LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL:
            Proporcionar aos educandos a construção de leitura e escrita através de atividades agradáveis, prazerosas e, ao mesmo tempo desafiadoras.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Promover a socialização das crianças da turma.
• Utilizar as letras móveis.
• Conhecer as letras do alfabeto.
• Associar as letras iniciais aos nomes dos colegas.
• Diferenciar letras de números e outros símbolos.
• Escrever o próprio nome por completo.
• Acompanhar com o dedo a leitura regulando o que estão lendo ao que está escrito.
• Perceber a relação entre os sons que ouvimos e falamos.
• Expressar suas idéias e comentários.
• Comparar às letras as quantidades, os tamanhos dos nomes, as semelhanças e diferenças entre eles.
• Nomear e reconhecer as letras através dos nomes dos colegas.
• Associar a letra inicial ao som das palavras.
• Reconhecer os nomes das letras.
• Perceber qual o pedaço da palavra que se repete na rima.
• Listar palavras que conhecem com as rimas dos nomes citados.
• Realizar a escrita do jeito que sabem.
• Perceber a diferença entre a linguagem oral e a linguagem escrita.
• Refletir sobre os sons da fala e perceber a correspondência com a escrita.
• Fazer comentários sobre os textos trabalhados.
• Buscar através da letra inicial ou final pistas para as respostas corretas nos textos de memória.
• Valorizar a cultura popular.
• Apropriar-se da língua que se escreve, antes de ser um leitor convencional.
• Expressar sua opinião justificando a resposta.
• Ler mesmo que ainda não façam isso convencionalmente.
• Antecipar a palavra guiando-se pela letra inicial.
• Contar as características da festa junina da sua região.
• Conhecer o que é uma receita e qual a sua função.
• Compreender onde começa e termina cada palavra.
• Registrar observações utilizando desenhos e/ou escrita conforme desejarem.
• Perceber as questões relacionadas a aquisição do sistema de escrita alfabético, letra inicial, letra final, sequência e escolha das letras, etc.
• Identificar semelhanças e diferenças entre textos.
• Organizar letras embaralhadas.
• Perceber as partes menores que compõe a palavra.
• Perceber que dentro de uma palavra podemos ter outras.
• Estabelecer relação entre as lições das fábulas e as situações semelhantes que já viveram.
• Antecipar o assunto que tratará o texto.
• Realizar escritas sozinhas ou em pequenos grupos.

CONTEÚDOS:
• Gêneros textuais: texto instrucional, cantigas, história em quadrinhos, acróstico, receita, jogos, poema, adivinhas, lendas, contos, texto informativo, parlendas, cartaz, paródia, fábula, trava-línguas, quadrinhas, música.
• Nome próprio.
• Alfabeto: letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e de imprensa.
• Vogais e consoantes.
• Ordem alfabética.
• Lista temática.
• Palavras do contexto em estudo.
• Rima.
• Associação da letra inicial ao som das palavras.
• Escrita final das palavras (palavras que terminam da mesma forma).
• Número de letras e pedaços que compõe as palavras.
• Texto de memória.
• Representação da escrita.
• Elementos que dão informação sobre o texto: gravura e título.
• Correspondência entre o som e a escrita.
• Letras embaralhadas.
• Sequência lógica de fatos (acontecimentos).
• Palavras que começam da mesma forma.
• Sons nasais.
•Formação de frases.


II- MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL:
            Construir, por meio de interações com o ambiente físico/social, conhecimentos sobre números e seus usos, sistema de numeração e operações numéricas, sobre medidas e geometria.

 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Contar os componentes do grupo familiar.
• Associar números obtidos através da contagem, relacionando com fichas contendo quantidades.
• Observar ilustrações a fim de desenvolver a habilidade de percepção e a acuidade visual.
• Distinguir entre dois objetos, aqueles presentes na ilustração.
• Falar o nome das cores.
• Recitar a sequência numérica, através da contagem oral, nas brincadeiras de roda e de contagem de termo a termo.
• Realizar a contagem inversa.
• Organizar coleções.
• Classificar objetos que tem um mesmo atributo ou uma mesma qualidade, agrupando-os.
• Registrar números em cartazes fixados na parede.
• Reconhecer a sequência numérica.
• Contar diariamente o número de alunos presentes.
• Identificar blocos lógicos e agrupá-los de acordo com suas características.
• Compreender as relações espaciais de posição, localização e direção, através das brincadeiras e vivências pessoais.
• Explorar o calendário mensal.
• Perceber a passagem de tempo no relógio, marcando o início e o término das tarefas realizadas.
• Construir e explorar a faixa numérica.
• Ler todos os dias os números, apontando-os.
• Perceber a adição com significado de acrescentar e reunir, e a subtração com significado de tirar e complementar.
• Identificar as seis moedas e as sete notas do nosso sistema monetário brasileiro, bem como o valor de cada uma e compará-las.
• Substituir um grupo de moedas ou de notas por uma única que tem o mesmo valor do grupo.
• Perceber o poder de compra do dinheiro através de atividades concretas.
• Identificar coisas medidas com litro, metro e quilo.

CONTEÚDOS:
• Contagem oral até 20.
• Contagem de objetos até 5.
• Exploração da acuidade visual e da memória.
• Complementação de grupos de objetos até 6.
• Correspondência entre desenho/nome do número.
• Número por escrito até 5.
• Comparação entre grupos de objetos, distinguindo os que têm mais e os que têm menos.
• Contagem oral até o número possível.
• Contagem por pareamento.
• Coleções.
• Sequência de objetos.
• Números até 10 (leitura).
• Organização de gráficos.
• Relações espaciais: dentro/fora, em cima/embaixo, à frente/atrás.
• Relógio: ponteiros e números.
• Calendário do mês.
• Campo numérico até 30 (leitura e escrita).
• Noção de antecessor e sucessor.
• Situação problema envolvendo adição e subtração.
• Noção de adição com significado de acrescentar e reunir.
• Noção de subtração com significado de tirar e complementar.
• Moedas e notas do sistema monetário brasileiro.
• Uso do dinheiro e noção do poder de compra das notas e moedas.
• Correspondência de quantias (dinheiro).
• Coisas medidas aos litros, metros e aos quilos.

III- CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL:
            Desenvolver nos educandos atitudes de respeito à natureza            , bem como compreender a biodiversidade do ambiente em que está inserido e a importância de sua conservação.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Identificar e descrever os animais grandes, médios e pequenos que existem perto de sua escola e de sua casa.
• Explicar formas de cuidar desses animais, citando sua utilização pelo ser humano.
• Identificar e descrever animais grandes que vivem nas matas.
• Aprender a proteger os animais.
• Identificar as plantas grandes, médias e pequenas.
• Identificar as árvores, citando sua utilidade.
• Explicar a importância dos arbustos para o ser humano.
• Identificar plantas pequenas de jardim, de horta e plantas medicinais, citando sua utilidade.

CONTEÚDOS:
• Os animais.
• Animais domésticos e animais selvagens.
• Proteção aos animais.
• Animais grandes, médios e pequenos.
• Como nascem as borboletas.
• Utilidade das abelhas para o ser humano.
• As plantas.
• A importância das plantas.
• As árvores ao nosso redor.
• Proteção das árvores.
• Os arbustos.
• Horta e jardim.
• Plantas do campo e plantas medicinais.
• Cuidado com as verduras.

IV- HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL:
            Proporcionar ao educando um maior e melhor conhecimento da realidade em que vive, para que ele se situe conscientemente no mundo, podendo analisar sua herança pessoal e coletiva.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Conhecer a sua história, de bebê aos seis anos.
• Ouvir histórias de crianças de outras culturas.
• Ouvir histórias de crianças de antigamente.
• Saber quais são alguns direitos das crianças.
• Fazer o levantamento das pessoas da sua família.
• Comparar as famílias antigas com as famílias atuais.
• Conhecer as famílias de outras crianças, em outras culturas.
• Saber quais são alguns direitos das crianças, em todo o mundo.
• Comparar formas das crianças se divertirem em diferentes tempos e diferentes culturas.
• Compartilhar brinquedos e brincadeiras com seus colegas.
• Criar, vivenciar e aprender novas formas de se divertir.

CONTEÚDOS:
• Histórias de vida das crianças.
• Começando minha história.
• Crianças e seus apelidos.
• Tempos históricos.
• Desenvolvimento da criança.
• A vida das crianças no campo.
• A família.
• A vida em família.
• Árvore genealógica.
• Cuidando da saúde: vacinação.
• Higiene e saúde.
• Aprendendo em família.
• Trabalho infantil.
• Trabalho e família.
• Brinquedos e brincadeiras de ontem e de hoje.
• O lazer na família.
• Direitos da criança.

V- GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL:
            Compreender as relações singulares que os homens em sociedade estabelecem com o espaço em que estão inseridos.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Desenvolver a noção de espaço geográfico movimentando o próprio corpo no espaço, em ações direcionadas pelo educador.
• Identificar posições de objetos vistos isoladamente no espaço (relação topológica).
• Representar situações sociais e vivências junto à família e a comunidade escolar.
• Desenvolver a noção de pertencimento a grupos sociais.
• Reconhecer modos de ser e de fazer em diferentes culturas.
• Identificar relações topológicas em nível de espaço intuitivo ou pré-lógico.
• Conceituar família.
• Constatar a origem das famílias locais.
• Representar a organização das moradias.
• Identificar os conceitos de interior e exterior.
• Reconhecer modos de ser, de fazer de famílias em diferentes culturas.
• Identificar o globo terrestre e sua função de representar espaços.
• Valorizar a própria família e expressar sentimentos com relação a ela.
• Identificar o espaço da escola, definindo limites e vizinhanças.
• Reconhecer relações topológicas: de frente, de lado, acima, embaixo, atrás, longe, perto.
• Observar a organização do espaço escolar.
• Recolher dados e representá-los em gráfico vivo.
• Elaborar regras de convivência na escola.
• Identificar e representar objetos escolares, sala de aula e outros espaços da escola.

CONTEÚDOS:
• O lugar onde você mora.
• Você já foi um bebê.
• Você e outras crianças: características físicas visíveis e outras não visíveis fisicamente.
• O corpo e os objetos ocupam lugar no espaço.
• Você tem amigos.
• Elementos da natureza e meio ambiente.
• A família de cada um.
• Organização familiar: costumes e grupos sociais.
• Diferentes tipos de moradia.
• Crianças em família: brincadeiras e atividade familiar.
• A escola: organização do espaço escolar, semelhanças e diferenças com outras escolas.
• O espaço ao redor da escola.
• Características da turma.
• Os objetos escolares.
• Organização do espaço dentro da sala de aula.
• Representação da sala de aula: maquete.
• O ambiente no entorno da sala de aula e da escola.
• Direção do sol: manhã e tarde.

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