ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS NOGUEIRA - SÍTIO SUSSUARANA - MOSSORÓ
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ VICENTE FILHO - POVOADO DO FREIRE - AREIA BRANCA






sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O 2º ANO - PROGRAMA ESCOLA ATIVA

2° ANO

I- LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL:
            Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem oral e escrita para resolver situações de seu cotidiano, bem como ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado.           

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Relatar o que sabem de si.
• Diferenciar letras de outros símbolos.
• Reconhecer os nomes das voais e das consoantes no alfabeto.
• Identificar o tipo de texto lido e de qual assunto se trata.
• Acompanhar com o dedo a parte que representa o que estão lendo.
• Expor suas idéias e levantar hipóteses sobre a função social das letras e a importância de aprender a ler e a escrever.
• Buscar na sala de aula objetos que tenham letras e saber por que estão ali.
• Perceber que o ato de ler e escrever estão diretamente ligados a uma finalidade.
• Refletir sobre os sons da fala e perceber a correspondência com a escrita.
• Perceber, nas rimas, que as semelhanças estão nas terminações das palavras.
• Reconhecer os sons das palavras.
• Identificar a letra inicial dos nomes dos colegas.
• Perceber como a ordem alfabética organiza e agiliza a busca de informações em gêneros como dicionários, agendas, lesta de chamada, catálogos de telefone, ficha de atendimento médico, etc.
• Buscar através das letras iniciais e finais, pistas para a resposta correta.
• Entender que existem unidades menores que as palavras, e que é preciso pensar sobre elas para escrever.
• Produzir escritas e leituras.
• Escrever o nome sem a ajuda do crachá.
• Perceber que dentro de uma palavra podemos ter outras.
• Identificar, comparar e manipular os sons e as letras.
• Exprimir suas opiniões diante do trabalho que será executado.
• Ouvir e analisar o que os outros dizem.
• Perceber que existem palavras com muitas e poucas sílabas.
• Perceber as informações que não podem faltar quando escrevemos um convite.
• Expressar sobre o que sabem sobre as lendas, listando as que conhecem.
• Explorar bem as gravuras antes de iniciar a leitura.
• Construir a sequência lógica dos fatos, ordenando textos.
• Diferenciar a linguagem oral da linguagem escrita quando estiverem recontando a história.
• Ler e falar textos de memória, para que se faça a correspondência entre a oralidade e a escrita.
• Perceber que todo texto tem um sentido, um significado.
• Perceber as unidades menores que compõem as palavras e que, mudando uma letra, mudamos o seu sentido.
• Organizar sílabas embaralhadas na formação de palavras.
• Perceber a proximidade da pronúncia das palavras com F e V, P e B, T e D.
• Perceber que toda história precisa ter princípio, meio e fim.
• Reler sua própria escrita para que perceba se falta alguma palavra, e se o texto tem coerência.
• Perceber os espaçamentos entre as palavras.
• Expor suas percepções a cerca dos assuntos estudados.
• Registrar observações através da escrita e de desenhos.

CONTEÚDOS:
• Gêneros textuais: música, poema, lista, texto instrucional, certidão de nascimento, bilhete, calendário, convite, parlenda, mapas, lendas, trava-línguas, fábulas, histórias, texto informativo, tirinhas, curiosidades.
• Nome e sobrenome.
• Alfabeto maiúsculo e minúsculo.
• Ordem alfabética.
• Letra inicial.
• Vogais e consoantes.
• Palavras que rimam.
• Separação de sílabas.
• Formação de palavras.
• Elementos que dão informação sobre o texto: título e ilustração.
• Correspondência entre o som e a escrita – grafema e fonema.
• Espaçamento entre as palavras.
• Letras embaralhadas.
• Sequência lógica dos fatos de um texto.
• Estratégias de leitura.
• Reconto oral.
• Sílabas que iniciam as palavras.
• Letras que compõem as palavras.
• Proximidade dos sons das letras P e B, F e V, T e D.
• Escrita de frases.
• Palavras terminadas em ÃO.

II- MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL:
            Construir, por meio da interação com o ambiente físico/social, conhecimento sobre números e seus usos, sistema de numeração decimal e operações numéricas, sobre medidas e sobre geometria.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Rever os primeiros números (0 a 9).
• Fazer gráficos de barra.
• Contar as letras dos nomes dos colegas e comparar os números obtidos.
• Contar oralmente e escrever os números até o que consegue.
• Realizar contagem, escrita e leitura de números.
• Agrupar objetos na base 10, formando coleções.
• Identificar, ler e escrever corretamente os números até 6.
• Comparar grupos determinando o que tem mais e o que tem menos elementos.
• Contar, comparar e complementar grupos de 7 a 10 objetos.
• Contar objetos e escrever fichinhas com os números obtidos.
• Identificar as relações espaciais inerentes às cenas a partir de gravuras.
• Interpretar as posições de setas.
• Fazer agrupamentos de modo a perceber várias possibilidades de adição.
• Organizar números na ordem crescente e decrescente.
• Organizar grupos de objetos em subgrupos de diferentes quantidades.
• Reunir grupos e separá-los de modo a perceber a adição e a subtração.
• Realizar contagem de 10 em 10.
• Associar um objeto a uma unidade e 10 objetos a dez unidades.
• Familiarizar-se com números até 100.
• Consolidar a aprendizagem dos números até 30.
• Classificar os meses indicando-os pela ordem em que aparecem no decorrer do ano.
• Construir tabelas.
• Ampliar os conceitos básicos das medidas de comprimento, massa e capacidade.
• Compor e decompor úmero dentro das normas do sistema de numeração focalizando as unidades e dezenas.
• Escrever outros números a partir das dezenas e centenas exatas.
• Escrever corretamente números de duas e de três algarismos.
• Resolver problemas envolvendo adição e subtração.
• Realizar agrupamentos e trocas de moedas e notas.
• Compreender o poder de compra do dinheiro, seu uso social, a realização de pagamentos e de trocas.
• Perceber as formas tridimensionais agrupando-as de acordo com as suas formas.
• Ler, escrever, compor e decompor úmeros até 100.
• Organizar sequências de números na faixa numérica.
• Localizar números no quadro de 100.

CONTEÚDOS:
• Contagem oral e por pareamento.
• Identificação, leitura e escrita de números até 6.
• Tabelas e gráficos simples.
• Identificação, leitura e escrita de números até 10.
• Conceitos espaciais de posição e localização: dentro, fora, em cima, embaixo, longe, perto, entre, ao lado, direita e esquerda.
• Conceitos espaciais de direção: ir à frente, ir atrás, caminhar à direita ou à esquerda, seta indicando direção.
• Adicionar e subtrair.
• Números ordinais.
• Números na reta.
• Ordem crescente e decrescente.
• Adição com significado de acrescentar.
• Adição com total até 9.
• Subtração com significado de tirar e complementar.
• Leitura e interpretação de tabelas.
• Agrupamento na base 10.
• Unidade e dezena.
• Composição e decomposição de números por meio de unidades e dezenas.
• Leitura e escrita de números de dois algarismos.
• Números até 30.
• Conceitos de tempo: antes, depois, cedo, tarde, devagar, depressa, ontem, hoje, amanhã.
• Leitura de horas exatas em relógio de ponteiros.
• Conceitos básicos de comprimento: curto, comprido, largo, estreito, alto, baixo, grosso fino.
• Conceitos básicos de capacidade e massa: cheio, vazio, leve, pesado.
• Composição e decomposição de números até 50.
• Sequência dos números até 50.
• Adição com total até 10 e subtração com minuendo até 10.
• Problemas envolvendo adição e subtração.
• Nosso dinheiro.
• Números até 100.
• Classificação de formas geométricas tridimensionais: cubo, bloco retangular e cilindro.

III- CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL:
            Orientar os alunos na percepção da importância dos órgãos dos sentidos em sua vida cotidiana, relacionando-os com a formação do corpo humano e de sua higienização, bem como compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Observar usando os sentidos.
• Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos.
• Descobrir coisas usando os sentidos.
• Entender a importância dos órgãos dos sentidos para observação.
• Identificar os órgãos dos sentidos.
• Explicar como se forma a luz branca do sol.
• Identificar mensagens percebidas pelos órgãos dos sentidos.
• Observar a natureza, utilizando os órgãos dos sentidos.
• Compreender o que é meio ambiente.
• Identificar seres vivos e seres não-vivos, coisas naturais e coisas artificiais.
• Compreender a importância das plantas.
• Identificar os três reinos da natureza: vegetal, animal e mineral.
• Entender a interação que existe entre os seres da natureza.
• Identificar as atividades das pessoas nas diferentes mudanças do tempo.
• Compreender o que é nascente e poente.
• Explicar a relação entre o tamanho da sombra e do sol.
• Construir um calendário meteorológico.
• Demonstrar e explicar a formação do dia e da noite.
• Identificar leste e oeste, relacionando-os ao nascente e poente.

CONTEÚDOS:
• Descobrindo coisas com os órgãos dos sentidos.
• Órgãos dos sentidos e sua importância.
• Formação da luz branca do sol – arco-íris.
• Os sentidos.
• Cuidados que devemos ter com os órgãos dos sentidos: higiene.
• O meio ambiente: natural e construído.
• Seres vivos e seres não vivos.
• Coisas naturais e coisas artificiais.
• Reino animal, vegetal e mineral.
• Os vegetais.
• A importância das plantas.
• Utilidades das plantas: na ornamentação, na construção, na alimentação e no vestuário.
• Relação entre os seres vivos.
• Animais herbívoros, carnívoros e onívoros.
• Animais que se alimentam do sangue do homem e de outros animais: bicho-de-pé, carrapato, mosquito, muriçoca, piolho, pulga, pernilongo ou carapanã.
• O tempo e a vida: variando as atividades de acordo com o tempo.
• Nascente e poente.
• O dia e a noite.
• O calendário.
• Relação entre a sombra e o sol.
• Leste e oeste.

IV- HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL:
            Proporcionar condições que leve o educando a compreender a importância da história vivida, além de perceber-se como sujeito do processo histórico.      

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Descrever seu dia-a-dia.
• Conhecer sobre o dia-a-dia das crianças em família, em outros tempos e em outras culturas.
• Ouvir histórias do cotidiano de crianças como você, em família.
• Conhecer as formas de viver das crianças que moram nomeio urbano, no meio rural e nas aldeias indígenas.
• Narrar histórias do seu dia-a-dia em família para seus colegas.
• Saber sobre alguns direitos e deveres das crianças.
• Compreender mudanças e permanências no dia-a-dia das crianças em família.
• Conhecer os dias da semana.
• Conhecer sobre o dia-a-dia das crianças na escola, em outro tempo e outras culturas.
• Ouvir histórias do cotidiano de crianças na escola.
• Narrar histórias do seu dia-a-dia na escola, para seus familiares.
• Perceber a importância da escola para as crianças na atualidade.
• Perceber as diferenças e semelhanças entre as escolas do passado e a escola do aluno.
• Conhecer os diferentes materiais escolares do presente e de outros tempos.
• Conhecer alguns direitos e deveres das crianças na escola.
• Fazer um mini museu na escola.
• Conhecer a história das moradias.
• Narrar a história da sua moradia e ouvir a história das moradias dos colegas.
• Conhecer sobre a importância da moradia para as pessoas.
• Saber como construir moradias em mutirão.
• Conhecer a história de alguns espaços e objetos da moradia.
• Apresentar sugestões para melhorar as condições das moradias visando a qualidade de vida das pessoas.

CONTEÚDOS:
• O cotidiano das crianças.
• A família: ontem e hoje.
• As famílias em outros lugares do mundo.
• A família de cada um.
• Histórias do cotidiano em família.
• O dia-a-dia em família: hábitos cotidianos saudáveis de higiene e saúde.
• O trabalho diário na família.
• A colaboração da criança na família.
• Trabalho infantil.
• Direitos da criança: garantidos e negados.
• As crianças indígenas no Brasil.
• Atividades realizadas durante o dia e noite.
• O dia-a-dia na escola.
• Dias da semana.
• Direitos e deveres das crianças na escola.
• Combinados: regras que orientam a forma de todos agirem na sala de aula.
• A escola antigamente e hoje.
• Os objetos escolares em outros tempos e atualmente.
• História das moradias.
• Diversos tipos de moradia.
• A importância da casa para as pessoas.
• Histórias dos espaços da casa.
• Trabalho cooperativo: na comunidade e em casa.
• História dos objetos da casa.


V- GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL:
            Levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
• Desenvolver a capacidade de observar, interpretar e pensar criticamente sobre a realidade em que vivem.
• Ler o espaço imediato onde vive com a família.
• Constatar a identidade do lar onde vive e das pessoas que compõem o grupo familiar para construir a própria identidade.
• Perceber a presença da natureza em tudo o que está visível, ou não, no ambiente de sua moradia.
• Compreender a vivência das diferentes famílias com as quais convive.
• Refletir sobre a diferença entre trabalho infantil e participação de crianças nas tarefas domésticas.
• Codificar em representações simples o espaço de vivência.
• Analisar objetos quanto a sua espacialidade.
• Reconhecer a paisagem dos lugares de vivência tendo como ponto de referência a escola.
• Reconhecer a escola como parte da natureza transformada.
• Compreender e discriminar limites.
• Usar a linguagem cartográfica nas representações que faz.
• Dominar a lateralização do próprio corpo.
• Identificar as noções de orientação.
• Decodificar, ou seja, ler mapas feitos pelos colegas.
• Transferir a representação tridimensional da maquete para a representação bidimensional do mapa.
• Reconhecer os elementos que compõem a sala de aula.
• Identificar a função da escola, destacando a importância de cada pessoa envolvida com a mesma.
• Estabelecer relação entre os diversos trabalhos desenvolvidos na escola.
• Compreender a importância das diferentes formas de se trabalhar em sala de aula (individual, em dupla, em grupo e coletivas).
• Perceber diversas formas de como a turma pode melhorar as atividades em sala.
• Identificar as diversas maneiras de representar o espaço.
• Representar o espaço da escola em maquete e mapa.

CONTEÚDOS:
• Você e sua família: convivência.
• Modos de viver das diferentes famílias.
• Elementos da natureza utilizados pela família em sua casa (limpeza, alimentação, remédios, construções, etc.)
• Tarefas domésticas.
• A casa: espaço de moradia.
• Tipos de moradia: no campo e na cidade.
• Produtos consumidos pela família: cidade e estado de origem.
• Subsistência da família.
• Técnicas utilizadas pela família para conservar os alimentos.
• Meios de comunicação e transporte.
• Representando a moradia.
• Paisagem ao redor da casa e da escola.
• A caminho da escola.
• Você e seus colegas na sala de aula.
• Lateralidade: direita e esquerda.
• Direções: leste e oeste.
• A organização da sala de aula: representação dos elementos.
• Representação tridimensional da sala de aula (maquete).
• Representando a sala de aula numa superfície plana (mapa).
• Conhecendo a escola: espaços internos e externos.
• O trabalho na escola.
• Atividades escolares dos educandos (individual, em dupla, em grupo e coletivas).
• Construindo a maquete da escola.

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